Seja bem-vindo(a), Faça login

Qual a diferença entre concentrador e cilindro de oxigênio

Qual a diferença entre concentrador e cilindro de Oxigênio?
 
Para contextualizar a utilização do oxigênio medicinal
 
Algumas doenças, que causam deficiência respiratória, fazem com que a quantidade de oxigênio presente no ar não seja o suficiente para as pessoas portadoras dessas doenças. Quando isso acontece é usada a técnica de oxigenoterapia, a fim de melhorar e manter os níveis de oxigênio no sangue acima de 90%, o ideal para a saúde. Com o auxílio do concentrador de oxigênio, a oxigenoterapia pode ser realizada em casa, de forma prática e segura.
Existem dois métodos para o fornecimento de oxigênio suplementar: os cilindros de oxigênio e os concentradores, ambos possuem a mesma finalidade, fornece oxigênio adicional por cânulas nasais ou máscaras. O propósito do tratamento irá definir qual a escolha mais apropriada para cada paciente.
 
Concentrador de Oxigênio
O concentrador de oxigênio é um aparelho que consiste na administração terapêutica de Oxigênio em concentração acima do normal, com objetivo de manter a oxigenação dos tecidos adequada e corrigir distúrbios hipoxêmicos, reduzindo a sobrecarga do sistema cardiopulmonar.
 
Cilindro de Oxigênio
O Cilindro de Oxigênio Hospitalar é um equipamento desenvolvido em materiais diversos que serve para armazenar gases comprimidos ou liquefeitos. 
 
Mas na pratica qual as principais diferenças dos dois?
Já vimos que nos dois equipamentos abordados são utilizados em pacientes com dificuldades respiratórias, tendo isso, na pratica qual a real diferença entre os dois já que são usados em casos parecidos. 
Os dois entregam oxigênio medicinal, um atende a limitação do outro em situações diferentes.
 
Limitações do concentrador:
  1. O concentrador de Oxigênio tem a limitação de precisar de uma fonte de energia (bateria ou rede elétrica 110v ou 222v) já o cilindro de Oxigênio funciona sem energia, pois o mesmo é recarregado com o próprio oxigênio. 
  2. Entrega na quantidade de Oxigênio: O concentrador entrega (dependo do modelo) entre 1 e 10 litros de oxigênio por minuto, já o cilindro entrega (depende do modelo) abaixo de 1 até 15 litros de oxigênio. Obs: Atente-se que existe muitos modelos de cilindros e concentradores com capacidades diferentes, quando for comprar ou alugar.
  3. Tendo em vista que o concentrador pega o ar ambiente e transforma em Oxigênio, o concentrador não entrega o oxigênio 100%, e sim entre 87% a 96% de oxigênio; Já o cilindro entrega um oxigênio 100% puro, sendo que o mesmo e abastecido com um oxigênio direto da indústria.
Limitações do Cilindro:
  1. Mobilidade: Cilindros estacionários são grandes, pesados e de difícil manuseio quando falamos em mudar de posição ou cômodo, caso necessite, procure um profissional.
  2. Capacidade: Cilindros estacionários e/ou de transporte tem a capacidade limitada, durando dias ou horas dependendo do tamanho do cilindro ou do uso.

 

Quer publicar seu artigo, está com dúvidas, reclamações ou quer sugerir algo? entre em contato.